quinta-feira, 3 de junho de 2010

O câncer é hereditário ou genético?

Câncer

Forma genérica pela qual são designados os tumores malignos.
Nem todos os tumores são malignos, mas existem alguns tipos que avançam sobre os tecidos sadios, destruindo as células.

Em função dessa característica, são considerados malignos ou cancerígenos.
A luta contra o câncer está avançando com vitórias relevantes. Entretanto, esta é uma das doenças mais complexas com as quais a medicina já se deparou.

No mundo inteiro, é a segunda causa de morte. Dos mais de 100 tipos de câncer, 60% podem ser erradicados. Algumas formas letais das enfermidades, atualmente estão sob controle.
Os pacientes vivem de modo normal, sem prejuízos significativos na qualidade de vida e na capacidade de trabalho.

A ciência comprova que, de cada dez tumores malignos, sete poderiam ter sido prevenidos por meio de hábitos saudáveis.

A maioria dos cânceres sã causados por hábitos insalubres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, de dez mulheres portadoras do câncer de mama, nove adquiriram em função da má alimentação associada à conduta danosa à saúde.

O uso do cigarro, bebidas alcoólicas, alimentos cárneos, laticínios e gorduras em excesso, são apontados como indutores de 70% das manifestações cancerígenas.

A redução no consumo da carne vermelha, gordura animal, sal, frituras, já seria uma grande vitória na luta contra o câncer.

Esses alimentos ativam a produção de testosterona, o hormônio que acelera o surgimento de câncer de próstata em pacientes com pré-disposição a doença. Nos Estados Unidos, terra da gordura, o câncer de próstata mata um homem a cada 14 minutos.

Em relação ao câncer de pulmão, 90% dos casos estão relacionados ao cigarro. Devido ao consumo excessivo de álcool e cigarro., o Brasil é recordista mundial de câncer de laringe.

Segundo especialistas, no caso do câncer, o estilo de vida é fator preponderante. Dietas ricas em gordura , excesso de peso e vida sedentária propiciam concentração excessiva de hormônios no organismo.

Em muitas mulheres, essa condição resulta em câncer de mama. As mudanças de comportamento verificados nos últimos anos,associados à má alimentação, favorecem a proliferação do câncer
.
Segundo alguns cientistas, algumas pessoas nascem com células anormais, predispostas ao câncer.

Porém, a teoria ainda não foi totalmente comprovada. Se o assunto é câncer, existem poucas certezas.Uma delas é que o alcatrão presente no cigarro é indutor da doença.
No inicio, o câncer é apenas um tumor sólido. A partir do núcleo, células cancerígenas disseminam-se pelo tecido, destruindo células sadias.

Se o processo não for interrompido, outros órgãos são afetados. O nome dessa ocorrência é metástase. As formas mais comuns da doença ocorrem internamente.
Essa característica dificulta a identificação do mal. Portanto, todo sintoma inexplicável, sem causa aparente, resistente aos tratamentos convencionais, deve ser analisado por especialista.

O desenvolvimento da enfermidade ás vezes é muito rápido, outras vezes lento. entretanto, é sempre progressivo.

À menor desconfiança, procure um médico. Só ele poderá fazer um diagnostico confiável. Na luta contra a doença,, o tempo é o grande diferencial entre a vida e a morte. Durante a consulta com o médico, fale do problema em detalhes. Não omita nenhuma informação, por banal que seja. Faça imediatamente os exames por ele solicitados e siga as orientações criteriosamente.
Muitas pessoas foram curadas de diversos tipos de câncer através da medicina natural. Porém o tratamento é rigoroso e exige mudança radical no estilo de vida.

As pessoas que optarem pelo tratamento natural, não devem em hipótese alguma, abandonar o tratamento convencional prescrito pelo médico. O sedentarismos deve ser combatido;faça caminhada matinal ao ar livre.

Noitadas de trabalho ou de lazer são altamente prejudiciais à saúde.

Duma no mínimo 8 horas por noite, deitando-se por volta das 21 horas e acordando bem cedo no dia seguinte.

Tipos de câncer mais comuns.

Câncer de boca: Desconfie de qualquer ferida que, decorrido o prazo normal de cicatrização, continue inflamado e latejante. Tenha muito cuidado com as feridas causadas pelas dentaduras e próteses sentarias que ficam expostos aos alimentos.

Câncer de laringe e garanta: rouquidão inexplicável que ultrapasse dez dias requer atenção especial, principalmente se o paciente for ou tenha sido fumante.
Procure um médico especialista e solicite exames.

Câncer de mama: dor, inflamação, aumento e endurecimento de um dos seios, supuração do mamilo (sangrenta ou não). Observe os sintomas por no máximo 10 dias. Para ter certeza, procure um especialista o quanto antes.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil.
Câncer de estomago: falta de apetite, diarréia incurável, presença de sangue nas fezes, vômitos constantes, dificuldades digestivas, etc. esse tipo de câncer raramente manifesta através de dores, porem é devastador.

Câncer de útero e ovário: hemorragia prolongada e irregular, fora do período menstrual, independente da manifestação dos sintomas, as mulheres devem fazer exames preventivos. Sua incidência é maior nas mulheres de 30 anos ou mais, porém ocorre também em pessoas mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário