domingo, 30 de maio de 2010


“Uma das doenças das células é o câncer. O que caracteriza o Câncer é a multiplicação contínua e desordenada das células invadindo os órgãos vizinhos.”



Referência Bibliográfica: Brasília: Ministério da Saúde,1978;Podemos nos proteger contra o Câncer?


“ Por que é importante a Educação na prevenção do Câncer?



Porque:

a- O Câncer constitui um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil,figurando entre as principais causas de morte nas estatísticas oficiais.


b- As pessoas têm,ainda hoje,muitas idéias erradas a respeito do câncer,suas causas e suas possibilidades de cura.

c- O medo que a palavra câncer provoca,interfere no comportamento das pessoas,impedindo-as de procurar o médico e o tratamento em tempo.

d- Muitas formas de câncer podem ser prevenidas pela eliminação de certos comportamentos inadequados.

e- A prevenção primária,o reconhecimento dos sete sinais de alerta e a busca de auxílio médico imediato,constituem os meios mais eficazes para redução da incidência do câncer.

f-Quanto mais cedo o câncer for detectado maiores serão as probabilidades de êxito no tratamento.

g-Quanto mais conhecimentos científicos as pessoas adquirirem a respeito da natureza do câncer,maiores probabilidades terão de entender e adotar as medidas de prevenção e tratamento.

h-A educação em prevenção do câncer ainda é o melhor meio de controlar a doença.

i-Só através da educação as pessoas poderão assumir a responsabilidade pessoal e social nos esforços para combater o câncer.”

Referência Bibliográfica: Brasília: Ministério da Saúde,1978; Podemos nos proteger contra o Câncer?

domingo, 23 de maio de 2010

Um pouco da diferença entre câncer genético e hereditário.

Foi em uma pesquisa da internet que encontrei uma entrevista muito interessante, esta fala claramente da diferença entre o câncer hereditário e o genético.
Na maioria dos casos de pessoas que desenvolveram o câncer, elas o adquiriram, e os fatores para que isto aconteça são de efeitos químicos ou infecções que tornam a pessoa mais propensa a adquirir o câncer.
Por exemplo, nunca houve nenhum caso de câncer de pulmão na família, mas se a pessoa for um fumante ela pode vir a adquirir o câncer, ou seja, ela o adquiriu por que causou esta reação no seu corpo.
Existem casos raros de câncer hereditário, mas se a pessoa tiver o conhecimento deles poderá realizar exames ao longo de sua vida, pois se realmente desenvolver o câncer,poderá buscar no início um tratamento adequado, mas isto ainda não quer dizer que esta pessoa desenvolverá o mesmo tipo de câncer que os seus antecessores, ao menos que esta tenha os mesmos maus hábitos deles.
Coloco a disposição o link, que se trata de uma entrevista com o Dr. Marco Antônio Zago, Doutor em Clínica Médica:

http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_08/cancer.html